
"Um brinde através do tempo"
O Museu da Cerveja de Blumenau foi construído a partir da sua relação com a história e a comunidade, pensado para se tornar um espaço de memórias e encontros.
Este vídeo foi criado para apresentar o conceito por trás do posicionamento de marca do MCB.
____
Roteiro & Edição:
Larissa Gabriela dos Santos

UM BRINDE FEITO DE CERVEJA, CULTURA, CELEBRAÇÃO E COMUNIDADE.
A identidade visual do Museu da Cerveja de Blumenau representa a conexão desses 4 conceitos que são unificados pelo brinde.

Primeiro a pesquisa.
Benchmarking, surveys qualitativas e geração de insights
O primeiro passo foi recolher o máximo de informações possíveis sobre a instituição museu, o papel da cerveja e a relação de tudo isso com a cidade.
POSICIONAMENTO DE MARCA




Uma equipe multidisciplinar foi guiada por meio de workshops para aprofundar os conhecimentos da pesquisa, dando insights para construir o posicionamento. A narrativa criada tinha como premissa a ideia de um brinde, trazer a celebração era um ponto importante para todos, mas mantendo a relevância que o papel da bebida mais apreciada dos brasileiros tem para o desenvolvimento da cidade.
Por isso, primeiro vieram os 4C's: cultura, cerveja, celebração e comunidade. Eles são o guia para a experiência e narrativa que o turista encontra dentro do espaço, bem como também para ações que o MCB tenha com o seu entorno. Além disso, a própria ideia de poder brindar com os mestres cervejeiros do passado, foi essencial para a frase propósito: ser um brinde através do tempo!
A EXPERIÊNCIA
A partir do posicionamento foi possível entender como seria organizada a narrativa interna do MCB, considerando a metodologia Kaos Pilot para elaboração de experiências. Dentro das escolhas da narrativa, tivemos frases de apoio pensadas para cada etapa da visita, levando o visitante a relacionar a bebida com a história e potencial inovador que a cerveja tem para a cidade.





Um lugar de memória
Para iniciar o projeto do Museu da Cerveja de Blumenau, o primeiro passo foi entender o valor cultural de um espaço como este. Fazendo parte de uma equipe multidisciplinar, pudemos entender a necessidade de olhar para a marca do MCB como algo vivo, pertencente à comunidade. Atrelado a isso, o espaço também permitiu dialogar com a história da cidade, demonstrando aos visitantes a relevância de Blumenau receber o título de Capital Brasileira da Cerveja.
CRÉDITOS
Direção Criativa: Laís Glück
Pesquisa: Larissa Gabriela dos Santos, Júlia Sant'Ana e Luiz Castro
Posicionamento de Marca: Larissa Gabriela dos Santos, Júlia Sant'Ana e Laís Glück
Design de Experiência: Larissa Gabriela dos Santos e Laís Glück
Projeto Arquitetônico: Ciranda Arquitetura
Design: Débora Anacleto, Maria Júlia da Silva, Vítor Lima, Lena Hort, Gabriella Prussak
Museólogo: Iara Stiheler
Equipe Glück: Pedro Arthur L. Vilela, Fernanda Chiummo e Gabriel Brasil










